

The I-REC Day Brazil, the largest Renewable Energy Certificate event in the country, is back for its 2nd edition with the goal of consolidating the opportunities offered by I-REC certificates in the Brazilian energy market.
The Instituto Totum, in partnership with the I-REC Standard Foundation, invites companies and professionals from the electric and biogas sectors to participate in this unique networking opportunity with key players in the market. At this event, you will have access to crucial discussions and will share experiences with the largest generators and traders in Brazil.
With discussions involving representatives from public entities and private companies, we will provide valuable insights into the energy market, addressing the challenges the sector faces on the path to sustainable energy development. The Renewable Energy Certificate market is constantly growing globally, and with energy attribute tracking systems becoming increasingly essential, the I-REC Standard has emerged as the internationally most accepted system, becoming the most sought-after certificate in the Brazilian sector.
Join us at this not-to-be-missed event and stay ahead of the trends in this evolving market!

ABOUT THE EVENT






SCHEDULE
Sujeita a alterações

9h30 | 9h50 - Palestra 1
Navegando o Ecossistema Global de Atributos Ambientais
Entenda a visão internacional da evolução dos certificados, com exemplos de uso e tendências
desse mercado.

9h10 | 9h30 – Abertura

9h50 | 10h05 - Palestra 2
Instrumentos de Mercado no Escopo 2: As Novas Diretrizes do GHG Protocol e Seus Impactos Práticos
O Protocolo GHG já liberou uma primeira versão que atualizará o Guia do Escopo 2, após 10 anos de primeira versão. Vamos demonstrar o que vai ocorrer e o que se espera das empresas usuárias e fornecedoras de energia.

10h05 | 11h00 – Painel 1
Detalhes que escalam: como estruturar I-REC(E) para
o amanhã
O mercado de certificados de garantia de origem de energia elétrica no Brasil já possui 15 anos, sendo 10 anos com o padrão I-REC. Quais as principais lições aprendidas, fatores de sucesso e riscos, e o que esperar desse mercado para os próximos anos?





10h05 | 11h00 – Painel 1
Detalhes que escalam: como estruturar I-REC(E) para
o amanhã
O mercado de certificados de garantia de origem de energia elétrica no Brasil já possui 15 anos, sendo 10 anos com o padrão I-REC. Quais as principais lições aprendidas, fatores de sucesso e riscos, e o que esperar desse mercado para os próximos anos?

11h00 | 11h30 – Coffe Break

11h30 | 11h50 – Palestra 3
Desacoplar para Avançar: atributos ambientais e instrumentos de mercado na era do GHG Protocol
Um dos fatores que limita o uso extensivo de certificados de garantia de origem por parte das empresas é uma regra clara do padrão GHG Protocol. Porém, existem iniciativas locais e globais para superar essa limitação. Apresentaremos nessa breve palestra um resumo das ações em curso para destravar os mercados, incluindo energia elétrica, biometano, SAF e outros bioprodutos (GGT, Let greengas Count, CRS e Lei do Combustível do Futuro).

11h50 | 12h50 – Painel 2
A Hora da Verdade: CGOB, GAS-REC, GHG e o tabuleiro dos certificados de biometano
O ano é 2026, a Lei do Combustível do Futuro já está aprovada, assim como sua regulamentação. Agora chegou a hora da ação: como vão se comportar os mercados voluntário e regulado, qual a perspectiva de oferta de certificados e como as empresas produtoras e consumidoras de gás estão atuando para garantir a descarbonização?

13h00 | 14h00 – Almoço

14h00 | 14h15 – Palestra 4
Dos Dados ao “Deal": volumes, preços e negócios com certificados de garantia de origem e créditos de carbono
Quanto vale um I-REC? Há diferença de preços em função do tipo de energia ou modelo de contrato? E GAS-REC ou CGOB? Quais os volumes estimados e preços aplicados? Nessa breve palestra, uma empresa especializada no levantamento de informações desses mercados apresentará um painel de referência sobre preços e volumes.

14h15 | 15h15 – Painel 3
Oferta versus demanda: a batalha dos créditos
de carbono
O painel vai destrinchar o que é um crédito de carbono, as diferenças entre projetos tecnológicos (CCUS, energia, metano) e baseados na natureza (florestas, agricultura), e como isso impacta em preço, qualidade e risco. Serão apresentadas oportunidades e armadilhas para quem gera e para quem compra, no mercado voluntário e no regulado, com foco em integridade, MRV e due diligence. Um guia prático para transformar toneladas em resultado e fugir do greenwashing.

15h15 | 16h15 – Networking

16h15 | 16h30 – Palestra 5
Linha por Linha: onde entram os certificados no seu balanço contábil
Existe muita dúvida quanto ao processo de contabilização e consequente tributação dos certificados de garantia de origem e créditos de carbono, tanto por parte de quem vende, quanto de quem compra. Nessa breve palestra, um especialista no tema explicará os fatores a serem considerados no processo formal de contabilização.

16h30 | 17h15 – Painel 4
Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE): onde estamos e para onde vamos?
A Lei do Mercado de Carbono – Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões já é uma realidade, mas ainda está em fase de regulamentação. Nesse painel, especialistas debaterão o que já se sabe, o que deve acontecer, e como as empresas devem se preparar para o contingenciamento de emissões de GEE, previsto pela Lei. Também serão abordados os aspectos jurídicos do compliance das empresas que serão reguladas, assim como as oportunidades com instrumentos de mercado, como I-REC, GAS-REC e créditos de carbono.

Encerramento
LOCATION
Located in the Jardins neighborhood, one of the most upscale areas of São Paulo, the Tivoli Mofarrej São Paulo Hotel boasts a privileged location, just one block away from Avenida Paulista.






































